Faça Parte do Nosso Blog!

Receba Nossas Atualizações ou Siga-nos:

Siga Nosso Blog

Siga Nosso Blog e tenha Acesso ao Nossos Artigos no painel Blogger.
Seguir
OU

Assine Nosso Feed

Assine Nosso Feed e Tenha Acesso a Todos os Nossos Artigos por E-mail
Inscreva-se
 

Arquiteto, Engenheiro, Analista, Projetista, Desenvolvedor, Programador, o que sou???

Publicado em: quinta-feira, 17 de maio de 2012 - Arquivado em:

Compartilhe:

No mercado de trabalho relacionados ao desenvolvimento e engenharia de software, e é sempre dificil traçar o perfil o exato de cada papel e garantir a fronteira entre eles.
Vejo todos os dias inúmeras vagas com perfis tão exigentes no Apinfo, mas separadas em pouquíssimos papéis, o que me leva a crer que as empresas terceirizadoras de serviços de TI (as famozas consultorias) na maioria das vezes não sabe o que procurar no mercado.
O pior anuncio é aquele que procura Analista Programador, pois é o que exigirá mais responsabilidade profissional com menor remuneração, pois esse papel tem inúmeras funções e atribuições das duas áreas mas geralmente paga muito pouco a mais que um cargo de Programador.
Conversando com amigos que estão no exterior (Inglaterra, Angola, USA, Chile e Índia) descobri que os brasileiros se sobresaem com relação á outros povos neste quesito, justamente pela flexibilidade e capacidade de desempenhar vários papéis, a diferença é que nesses paízes as empresas valorizam mais esta capacidade que as empresas do Brasil.
Papéis e atribuições
  • Arquiteto: definir e manter atualizados os padrões de soluções e tecnologias que serão utilizadas durante o projeto, para cada tipo/conjunto de funcionalidades, separadas pelos requisitos não funcionais e sempre levando em consideração as interfaces de comunição entre os diferentes componentes do software.
  • Engenheiro: definir e manter atualizados as informações referente ao projeto de infra-estrutura e integração entre os componentes físicos desde a rede até o ambiente de aplicações.
  • Administrador: dar sustentação ao ambiente de software/hardware, fazendo as implementações da infra-estrutura e administrando os ambientes operacionais e servidores.
  • Analista: levantar, racionalizar e especificar junto aos usuários diretos e indiretos os requisitos funcionais do software, bem como realizar os testes de homologação.
  • Projetista: projetar (criar as realizações dos casos de uso racionalizados pelo analista) o software baseado nos padrões definidos pelo arquiteto levando em conta as tecnologias/linguagens que serão utilizadas.
  • Programador: codificar os componentes do software baseado na documentação elaborada pelo projetista e pelo analista, fazer os testes iniciais de cada componente.
  • Desenvolvedor: integrar os componentes do software baseado na arquitetura e seguindo as realizações do projetista, fazer os testes integrados.
Níveis de experiência (por área)
  • até 1 ano de experiência – Júnior
  • de 1 a 3 anos de experiência – Pleno
  • de 3 a 5 anos de experiência – Sênior
  • mais de 5 anos de experiência – Especialista
Vamos levar para dentro das empresas, e durante as entrevista de emprego, esse conceitos símples, de como cada papel deve atuar, permitindo que o mercado regule os valores das remunerações de acordo com cada papel e evitando distorções.
Comente, dê sua opnião sobre nossa categoria de trabalho, somente assim podemos exercer nossos direitos caso a Regulamentação das Profissões da Informática venha a ganhar força no congresso.
Boa sorte
Publicado Por: Victor Hoffman

0 Comentários:

POSTAR UM COMENTÁRIO


Postar Novo Comentário:

Recomendamos que você leia nossa política de comentários antes de comentar.
Mostrar ▼
- Pedidos e Parcerias são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso Formulário de Contato.
- Se deseja contratar serviços webdesigner, contrate pelo Victor Webdesigner.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.

POSTAGEM ANTERIOR
PÁGINA INICIAL